Faça yoga e livre-se das dores na coluna cervical

yoga; ioga; yoga em casa; dor na coluna; problemas na coluna cervical pode fazer yoga; yoga ajuda dor na cervical; ioga eliminar dor na coluna; praticando yoga em casa

Aprenda agora mesmo e faça em casa: posturas de yoga que acabam com a dor na coluna cervical

 

Frequentemente a dor na coluna cervical aparece como um problema de saúde que afeta um grande número de pessoas.

A princípio esse tipo de dor na coluna está comumente associado ao uso de computador.

Ao mesmo tempo, certos profissionais como professores, escritores, advogados, digitadores e pessoal de secretariado também são mais propensos a dor na coluna cervical.

Assim, exercitar os músculos cervicais é de grande utilidade se você quiser se livrar das dores na coluna.

O fortalecimento dos músculos cervicais com exercícios irá percorrer um longo caminho para reduzir a dor.

Neste contexto, eu descobri que a prática de yoga é muito útil, pois os asanas ou exercícios de yoga melhoram a curvatura anormal da coluna vertebral.

Já que eles ajudam a recuperar o espaço perdido na coluna, e ao mesmo tempo, reduzem a rigidez e a tensão nos músculos ao redor da coluna cervical.

Com a prática regular destes exercícios, é possível curar a si mesmo de dores comuns na cervical, cuja causa frequentemente é a má postura.

Concomitantemente outros sintomas da má postura como vertigem e dormência (parestesia) das mãos ou dedos também são eliminados.

Estes ásanas de yoga são relativamente fáceis de realizar e podem ser feitos por qualquer pessoa.

O único requisito é que deve ser feito sobre uma superfície regular, como por exemplo um tapete de yoga no chão.

A seguir oriento sobre três posturas de yoga indicadas para dor na coluna cervical, que são extremamente úteis nesses casos.

Também estou dando em detalhes as várias etapas para executar cada ásana e fotos. Para torná-los mais fáceis de entender.

Bhujangasana: postura da serpente para dor cervical

Bhujangasana: postura da serpente para dor cervical; ioga; ásanas de yoga; ioga; acroyoga; foto postura de yoga; yoga em casa; yoga para dor na coluna; yoga para dor no pescoço e nuca

Uma postura de yoga, de grande benefício para dores na coluna cervical é a chamada ‘bhujanga asana’ ou postura da serpente. Bhujanga é uma palavra sânscrita que significa cobra/serpente.  A pose do bhujangasana imita uma cobra agitada com a cabeça levantada.

Em inglês, é conhecida muitas vezes como a Postura da cobra. O Bhujangasana é uma das melhores posturas de yoga para prevenção, bem como para cura da dor na coluna cervical. Porque ela fortalece os músculos do pescoço e dos ombros, ao mesmo tempo em que reduz a pressão nos músculos cervicais.

Na maior parte do tempo, estamos sentados ou de pé inclinados para frente. É em grande parte devido a esta postura de flexão à frente que começamos a ter dores no pescoço relacionadas à coluna cervical.

Mas se você praticar a postura Bhujangasana a tendência é reverter esta inclinação para frente da coluna cervical. Entretanto, isso deve ser feito de maneira suave, sem colocar força brusca ou tensão. Este ásana é bem simples de praticar e promove alívio quase milagroso da dor, inclusive daquela que não é de natureza transitória e já se tornou crônica.

Como fazer a postura da serpente:

1-    Deite-se de bruços com os braços ao lado do corpo.

2-    Posicione as palmas das mãos no chão ao lado dos ombros, mantendo os cotovelos junto ao corpo.

3-    Toque o chão com o queixo.

4-    Em seguida inspire e estique os braços “empurrando o chão” elevando o tronco, mas mantendo púbis, quadril e pernas unidas no chão, se necessário, mantenha os cotovelos flexionados para não tirar o quadril do chão.

5-    Leve a cabeça sutilmente para trás olhando para cima.

6-    Mantenha a posição com o ar preso no pulmão, ao expirar vá descendo ao solo novamente, relaxando os braços a cabeça e todo o corpo de volta a postura inicial.

7-    Respire aguardando 30 segundos e repita o asana (exercício) de três a quatro vezes.

Lembre-se, não há movimentos bruscos. Todos os movimentos devem ser lentos e suaves. Este asana em si é capaz de curar a denominada espondilose cervical em sua forma mais grave.

Postura da cobra – yoga e seus benefícios à saúde da coluna cervical

A Postura da Cobra fortalece os músculos do pescoço, costas e ombros.

Ela fortalece os braços, antebraços e as mãos.

Melhora a flexibilidade dos músculos do pescoço.

Reduz a rigidez na parte de trás do pescoço e em toda região

Melhora a circulação sanguínea nas costas e no pescoço

Alonga os músculos das costas e alivia qualquer tensão reprimida

Ushtrasana ou postura do Camelo para dor cervical

Em sânscrito, Ushtra significa o camelo. Neste asana, realiza-se uma dobra do tronco para trás (em extensão), formando a postura conhecida como o camelo.

Como fazer:

1- Ajoelhe-se e sente tocando os glúteos nos pés.

2- Agora eleve as nádegas ficando sobre os joelhos ao mesmo tempo vá levando o tronco para trás (em extensão).

3- Você deve alcançar e manter as mãos nos tornozelos ou calcanhares.

4- Empurrar o seu tórax e abdômen para fora tanto quanto puder.

5- Mantenha essa posição por tanto tempo quanto puder.

6- Descanse por um minuto e repita todo o ciclo pelo menos 3-4 vezes.

Benefícios da postura do camelo para dor no pescoço

Ajuda a corrigir a curvatura anormal da coluna vertebral

Fortalece os músculos do pescoço, ombro e parte inferior das costas

Melhora a flexibilidade da parte inferior das costas, bem como do pescoço e músculos do ombro

Dhanurasana para dor cervical

Dhanur também é uma palavra sânscrita, e significa uma curva. Este asana é assim chamado porque o corpo é curvado na forma de um arco.

Os passos do asana são como segue abaixo:

1. Deite-se no seu abdômen e mantenha os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas para cima.

2. Coloque o queixo no chão. Expire, flexione os joelhos levando os pés para cima buscando segurar o tornozelo direito com a mão direita e no tornozelo esquerdo com a mão esquerda.

3. Inspirando lentamente levante as pernas puxando os tornozelos para cima levantando os joelhos do chão ao mesmo tempo em que tenta levantar o tronco do chão. Prenda a respiração na postura. O peso do corpo deve estar descansando no abdômen.

4. Incline a cabeça, tanto para trás quanto possível sem fechar os ombros no pescoço. Mantenha a postura, o tempo que você pode confortavelmente prender a respiração.

5. Expire lentamente soltando seus tornozelos, deitando o tronco, trazendo os joelhos de volta ao chão. Lentamente estique as pernas e os braços no chão. Vire a cabeça para um lado, assumindo a mesma postura do início.

Benefícios da postura do arco para dor na região da nuca

Incrivelmente benéfica para a coluna, a pose de ioga Dhanurasana alonga as costas e os músculos abdominais. Sendo assim um alongamento útil para a parte de trás e da frente do corpo, pois ao mesmo tempo trabalhamos as costas e o abdômen!

Portanto esse exercício alonga toda a coluna vertebral desde o pescoço até a parte inferior das costas, e ainda fortalece todos os músculos das costas.

Igualmente fortalece os músculos da coxa, dos braços, ombros e do pescoço.

Por fim melhora a flexibilidade dos músculos das costas e o funcionamento dos órgãos abdominais especialmente o pâncreas, estimulando o fluxo de sangue para as vísceras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *