Essas 3 não-ações são verdadeiros segredos no domínio da vida

Três atitudes que são o segredo para dominar sua vida.

Imagine por um momento que você está numa experiência harmoniosa com a vida. Você não entende a palavra “luta” ou “difícil” mais. Sua vida flui facilmente e as coisas parecem vir para você sem esforço.

Você não está tomado pelas ondas de suas emoções ou pelas mudanças de maré da vida. Está sentindo-se apoiado por uma presença divina que carrega constantemente dentro de si, mas que você não tenta etiquetar, entender ou duvidar.

Apenas sabe que existe felicidade e tranquilidade. Você acorda todas as manhãs, motivado pela emoção revigorada de saber que você vai fazer alguma coisa, de acordo com seu propósito de vida e vontade divina. Você adquiriu um mestrado – o domínio de sua própria vida.

Mesmo que eu não conheça todos e cada um de vocês que estão lendo este artigo, meu palpite é que já tenham procurado ou tentado alcançar a maestria da vida de alguma forma ou de outra, seja isso um objetivo definido ou não. Talvez tenha lido alguns livros sobre desenvolvimento pessoal, espiritualidade ou sistemas filosóficos.

Você pode ter assistido a alguns workshops ou seminários ou tentado algumas práticas que visam ajudá-lo a conseguir uma melhoria em alguma área da vida – motivação, autodisciplina, construção de hábitos, lidar com o stress e emoções são todas opções possíveis. Em suma, você deve ter feito algo sobre isso e eu aplaudo-o por seu caminho e esforço.

E você fez bem.

“O verdadeiro caminho para dominar a vida é, entretanto, a não-ação.”

O que eu gostaria de compartilhar com você, no entanto, é a ideia de que quando você destilar o essencial de todas as filosofias perenes, sabedorias antigas e práticas espirituais, você virá a entender que existe um padrão muito comum na confecção e este padrão é aquele que nos diz que o caminho real para dominar a vida é através da não-ação.

Isso é algo que a mente ocidental encontra dificuldade de conciliar com as crenças culturalmente instaladas, tais como “trabalho duro é recompensado” ou “pare de ficar sentado, levante essa bunda e saia pra conquistar.”

O conceito taoísta de “Wu Wei” ou “ação através da não-ação” tem muito pouca correlação com nossas sociedades modernas orientadas para a ação.

No entanto, existem três simples não-ações em que o autodomínio é construído sobre elas e são as únicas ‘ações’ necessárias já que todo o resto nasce delas.

Estas não-ações são: Confiança, Apreciação e simplesmente Ser/Estar.

Estas são as únicas 3 coisas necessárias para que você possa fluir com a vida e sua finalidade, para o seu centro de poder quando todo o resto parece virar de cabeça para baixo. Elas são a única coisa necessária para ser o mestre de sua própria vida.

Eu vou expandir um pouco esses conceitos não descrevendo o que eles são, mas sim o que eles fazem.

Confiança

Permitindo: É quando você permite que as coisas sejam, mesmo que não atendam às suas expectativas. Dê espaço para situações e pessoas apenas serem, sem julgamento, mesmo que não refletirem seus valores do que quer que seja OK.

Rendição: Render-se não é a mesma coisa que abrir mão. Quando uma situação de vida parece sem solução, você abre seu espaço no coração e se rende a um poder superior por trás do barulho do seu pensamento e análise.

Fluxo: Quando você não oferece resistência você flui sem esforço com a vida. A mente cria uma pressão, barreiras e resistência à água do fluxo da vida. Quando você está ciente de deixar ir esta resistência, as coisas começam a tomar a forma apropriada com um poder próprio aparentemente milagroso.

Vontade Divina & Coragem: Quando você está imobilizado pelo medo e incerteza, mas se atreve a se comprometer e dar um primeiro passo para frente, um grande poder e coragem descem sobre você. É uma coragem que vem da confiança e permite que a vontade divina passe a agir através de você.

Positividade: Quando você confia e permite que as coisas sejam, sua consciência ilumina o problema e faz com que você veja-o sob uma nova e diferente perspectiva. Isto traz esperança e positividade.

Apreciação

Gratidão: Eu garanto que não importa o quão miserável sua vida possa parecer às vezes, se você se sentar por um momento para identificar e ser grato pelas coisas que estão acontecendo pra você, vai se surpreender com quantas vai encontrar! Ser grato dá energia para as coisas positivas e grita a proclamação de que você está pronto para mais!

Perspectiva: Quando você é grato, você está mudando sua perspectiva, colocando os holofotes sobre suas bênçãos. O poder de perspectiva é tudo. Dá-lhe o poder de fazer o impossível possível.

Compaixão / Perdão: Aprender a apreciar faz outra coisa surpreendente – isso abre seu coração para ser compassivo permitindo que você perdoe os outros e a si mesmo. O que acontece depois que perdoar e deixar ir, é nada menos que um milagre.

Paz Interior: Se você aprecia sua vida e abre seu coração para perdoar, você encontra a paz interior. A paz interior traz felicidade, felicidade e tranquilidade. Você se sente em casa e onde você deve estar mesmo quando uma tempestade se enfurece por fora.

Apenas ser

Meditação: Nós pensamos na meditação como uma prática ou ação porque existem técnicas ou “caminhos” que nos ajudam a meditar. Na realidade não há nenhum “caminho” que mostra como meditar assim como não há nenhum “caminho” que ensina como ser justo. Meditação é apenas estar sem o ruído e as barreiras da mente. Sem expectativas e ideias de quem você é. É conectar-se com a essência mais simples que não tem forma – seu ser.

Presença: Quando você está apenas sendo, sem fazer ou ter, você está presente. Presença significa ter a sua consciência enraizada no aqui e agora, sem ser transportada por seus pensamentos e preocupações de um passado imaginário ou futuro. Ficar ciente de uma única respiração é suficiente para ancorá-lo no momento presente.

Realização: Quando você pratica apenas estar presente, ilusões cada vez menos na forma de padrões de pensamento, crenças e emoções terão poder sobre você. Quanto menos ilusões tem, mais realizações surgem porque você se torna fundamentado na única realidade que existe – o eterno agora.

Clareza: E claro, quando você permitir-se ser apenas, a sua vida ganha uma maior clareza e foco. Há menos desordem mental para obstruir sua visão.

Desenvoltura: A verdadeira fonte ilimitada de recursos vem de dentro de você. Quando você está sendo e não preocupado em fazer ou ter, você volta sua atenção dos limitados recursos externos para os recursos ilimitados interiores. Você começa a acessar seus recursos internos e perceber que você pode dominar a sua vida, porque você pode convocar qualquer recurso que você precisa para enfrentar quaisquer situações de vida imagináveis.

Leia a versão original do artigo de Gilbert Ross aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *