Um estudo recente apresentado no encontro da Sociedade Americana de Nutrição revelou informações surpreendentes sobre longevidade.
Segundo a pesquisa realizada pelo Carle Illinois College of Medicine nos Estados Unidos, adotar hábitos saudáveis na meia idade pode aumentar a expectativa de vida em até duas décadas.
A lista dos 8 hábitos benéficos para o organismo incluem:
- ser fisicamente ativo
- controlar o estresse
- manter uma dieta equilibrada
- não fumar
- evitar o consumo excessivo de álcool
- não ter vício em opioides
- garantir uma boa higiene do sono
- e cultivar relações sociais positivas.
O estudo analisou dados médicos de mais de 700 mil veteranos dos EUA, entre as idades de 40 e 99 anos, coletados ao longo de oito anos.
Agora, o resultado mostrou que o sedentarismo, uso de opioides e tabagismo foram os fatores com maior impacto na expectativa de vida dos participantes, aumentando o risco de morte em até 45%.
Em seguida, o estresse, consumo excessivo de álcool, má alimentação e má higiene do sono também foram associados a um maior risco de mortalidade, com aumento de até 20%. Por fim, está a falta de relações sociais positivas, com 5%.
Dessa forma a pesquisa destacou a importância de incorporar esses hábitos o mais cedo possível na rotina.
Mas enfatizou que mesmo pessoas com idades entre 40 e 60 anos podem se beneficiar significativamente ao adotá-los.
Embora o estudo seja observacional e não possa provar de forma definitiva que esses hábitos sejam a causa direta da longevidade, ele se alinha a outras pesquisas sobre o assunto.
E consequentemente fortalece os indícios de que um estilo de vida saudável pode influenciar positivamente na longevidade e na prevenção de doenças crônicas.
Os resultados são impressionantes
As mulheres na casa dos 40 anos que seguem todos os oito hábitos podem viver, em média, até 21 anos a mais do que aquelas que não os adotam.
Já para os homens na meia idade, a expectativa de vida pode ser ainda mais ampliada, chegando a até 24 anos adicionais.
Portanto, fica a mensagem inspiradora da pesquisadora Xuan-Mai T. Nguyen
“Nunca é tarde para mudar e abraçar um estilo de vida saudável.”
“Ficamos realmente surpresos com o quanto poderíamos ganhar com a adoção de um, dois, três ou todos os oito fatores de estilo de vida”, conta Xuan-Mai.
Até porque investir em si mesmo e adotar esses hábitos pode ser a chave para uma vida mais longa e repleta de bem-estar.
Pois os dados mostram como o estilo de vida é relevante para o diagnóstico de doenças crônicas, como a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, que limitam a expectativa de vida.
Enfim, cuide do seu corpo e mente, e desfrute de todos os benefícios que uma vida saudável pode proporcionar!