Uma casa arrumada e limpa promove mais do que a boa sensação de organização, limpeza e bem-estar.
Atualmente as pesquisas relacionam ambientes bagunçados com estresse, ansiedade e dificuldade de concentração.
Os inúmeros benefícios de manter um ambiente arrumado são amplamente respaldados por estudos e pesquisas que demonstram a relação direta entre limpeza e saúde mental.
Embora possa parecer um conselho antigo dos pais, a verdade é que cuidar do espaço onde vivemos influencia positivamente nosso bem-estar emocional e psicológico.
De acordo com especialistas como a Dra. Danielle Roeske, o estado de nossas mentes reflete-se nos espaços que habitamos e vice-versa.
Sendo assim, um ambiente desorganizado pode gerar estresse, ansiedade e dificuldade de concentração, podendo até afetar nossos relacionamentos.
Por outro lado, uma casa arrumada proporciona uma sensação de ordem e controle, permitindo-nos lidar melhor com nossas emoções internas.
Veja 5 benefícios de limpar e manter uma casa arrumada, de acordo com especialistas:
Senso de ordem e controle
Um estudo de 2017 com jovens adultos descobriu que a desordem estava relacionada à procrastinação, à sensação de sobrecarga e à baixa qualidade de vida. Nossos ambientes externos podem atuar como um ‘espelho’ para nossos estados emocionais e psíquicos, explica a Dra. Roeske. “Quando há ordem e estrutura em nosso ambiente externo, isso pode nos ajudar a sentir mais capacidade de lidar com alguns dos nossos sentimentos e estados internos”, completa.
Familiaridade e consistência
Os seres humanos preferem rotinas similares que nos oferecem estabilidade, mesmo em meio a circunstâncias caóticas, diz a Dra. Roeske. Manter os itens domésticos em ordem pode proporcionar essa familiaridade. No entanto, ela acrescenta que “ordem” não significa necessariamente que tudo esteja alinhado perfeitamente, e que essa percepção pode ser diferente de pessoa para pessoa.
Prazer com a liberação de endorfinas
O ato físico de limpar também pode liberar endorfinas, o que, segundo a Dra. Roeske, “é extremamente benéfico como um alívio de dor, redutor de estresse e melhoria geral do nosso bem-estar”.
Mais concentração e foco
Ter muitos itens em nosso campo de visão distrai a capacidade de processamento do cérebro, de acordo com um estudo do Princeton Neuroscience Institute de 2011. Limpar a desordem permite que o cérebro se concentre em itens e tarefas, um de cada vez.
Regular as emoções
O ato de limpar também nos obriga a desacelerar, o que pode proporcionar um efeito calmante durante situações conturbadas e ajudar-nos a explorar e gerenciar nossas emoções. “Uma limpeza profunda pode ser uma ótima forma construtiva de canalizar a frustração”, diz a Dra. Loo.
A psicóloga ressalta que, embora a limpeza possa ajudar a melhorar sua saúde mental, reunir energia extra para arrumar a casa pode ser difícil para pessoas com ansiedade, depressão ou burnout.
Nesse caso, pode ser útil consultar um profissional, para avaliar outras estratégias de ação baseadas em evidências.
Portanto, a limpeza e a organização do espaço que habitamos são mais do que apenas tarefas mundanas.
Também são ferramentas poderosas para o cultivo de uma mente saudável e equilibrada.
Ao priorizar a arrumação em nossa rotina de bem-estar, estamos investindo em nós mesmos, fortalecendo nossa capacidade de enfrentar os desafios da vida com maior clareza e tranquilidade.
Com informações da Forbes