Estudiosos dão dicas sobre o ‘jeito certo’ de fazer alongamento para obter os melhores resultados
Sabemos que praticar alongamentos promove flexibilidade e ajuda a manter as articulações num nível saudável de movimento.
Além disso, ao fazê-lo, também se reduz as chances de tensão nas articulações e músculos.
Mas quantas vezes você deve se alongar? Quanto tempo você deve segurar um alongamento? E quantas vezes você deve fazer cada alongamento?
Um rol de especialistas reunidos pelo American College of Sports Medicine (ACSM) reviu uma ampla gama de estudos para ajudar a responder a estas perguntas.
O alongamento foi estudado de forma muito menos vigorosa do que outros tipos de exercício, de modo que o conhecimento não é tão forte sobre este assunto ainda. Mas, com base nas provas, o júri decidiu algumas coisas que você pode ver a seguir.
Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamentos, yoga ou tai chi) para todos os principais grupos musculares dos tendões. Como por exemplo, pescoço, ombros, peito, tronco, parte inferior das costas, quadris, pernas e tornozelos pelo menos duas a três vezes por semana.
Assim, para melhores resultados, você deve ficar um total de 60 segundos em cada exercício deste tipo.
Então, se você é capaz de segurar um determinado alongamento por 15 segundos, repetindo-o três vezes mais, seria o ideal.
Mas, se você conseguir segurar o alongamento por 20 segundos, e fizer mais duas repetições, assim, também cumpre a proeza.