Propriedades medicinais das sementes e óleo de gergelim

sementes de gergelim

Conheça as propriedade medicinais das sementes e do óleo de gergelim

sementes de gergelimO Gergelim, planta que muuuita gente, incluindo eu tempos atrás, só conhece porque aparece dando um toque por cima do pão nosso de cada dia, é uma planta herbácea de origem oriental, seu nome científico é Sesamum Indicum com sinônimo Sesamun arientale L., também chamado de sésamo.

Essas sementes que antes eu nem gostava muito, nem mesmo sobre o pão, descobri que são um alimento poderoso e aliado perfeito da saúde. Não sei se foi descobrir que ele era saudável, ou se foi aprender formas de consumir ou o que for, só sei que hoje eu como gergelim e com muito gosto! :D.

A origem do gergelim nos remete à história e ao berço da humanidade, ou seja, às regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia, onde é cultivado há mais de 6.000 anos, o que o faz um exemplo de espécie vegetal cultivada entre as mais antigas de que se tem conhecimento.

Os orientais tinham no gergelim um alimento sagrado. Suas potencialidades terapêuticas são tão antigas que já eram descritas em pergaminhos egípcios da época dos Faraós que governaram impérios na região dos rios Tigre e Eufrates onde era cultivado para fins comerciais. Existem três variações de gergelim o branco, o preto com maior potencial antioxidante devido conter mais óleos, cálcio e vitamina A e o marrom.

Muitas são as propriedades medicinais do óleo de gergelim, nem imaginamos que sementes tão pequenas contenham tantos nutrientes!

Só pra você ter uma ideia ele é rico em cálcio, ferro, proteínas (que melhoram os impulsos nervosos), fibras, óleos ômega 3 e 6, vitaminas A, C, E e do complexo B1 e B2, esses são os comuns de muitos outros componentes específicos e de nomes estranhos como ácidos oléicos, sesamol, sesamolina, sesamina e lignanas…

Propriedades e tipos de gergelim

Usar óleo de gergelim puro na pele para revitalização e combate à flacidez é um tratamento muito conhecido por quem busca tratamentos naturais. A versatilidade deste óleo torna-o um dos mais utilizados. No verão pode servir como filtro solar contra a radiação UVB. No inverno pode ser usado em massagens, aproveitando sua capacidade de aquecer o corpo, principalmente os pés. Em todas as estações é um excelente hidratante natural para a pele.

As propriedades do óleo de gergelim para aquecer e nutrir todo o organismo são bem conhecidas na milenar Medicina Ayurvédica hindu, bem como seu poderoso efeito sobre os ânimos (o humor). É ideal para hidratação diária, equilibrando o dosha Vata e com ação curativa sobre diversas doenças relacionadas ao sistema nervoso.

bolacha com gergelimÉ uma ajuda até para quem quer perder peso. Entenda no que ajuda consumir as sementes:

Prolonga a sensação de saciedade e reduz a vontade exagerada de comer doces e massas. Devido às muitas fibras insolúveis que possui, faz com que o tempo da digestão se prolongue, o que o organismo interpreta como estar alimentado por mais tempo.

É anti-inflamatório, as propriedades anti-inflamatórias de alguns alimentos como já vimos ajudam muito o organismo no emagrecimento, principalmente na perda de peso que continua ao longo do tempo, o que acontece quando você não apenas escolhe fazer um regime curto, mas começar a melhorar sua dieta a longo prazo, aumentando ou incluindo alimentos naturais (frutas, folhas, sucos, legumes) e reduzindo carnes, embutidos, doces, salgados e industrializados em geral. Esse processo pode ser divertido e só de pende de você! Alimentar-se bem envolve cuidar de si mesmo, é autoconhecer-se.

Contém: cálcio que é fundamental para ajudar o organismo a eliminar gordura reduzindo os processos de lipólise e lipogênese e para reduzir desequilíbrios do sistema nervoso como ansiedade e estresse;

Ácidos graxos insaturados que ajudam controlar o colesterol;

E Ômega 3 que combate a inflamação no tecido adiposo. Isso ajuda a perder gordura abdominal (barriga), uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

Ingerir e aplicar o óleo de gergelim também tem muitos resultados medicinais conhecidos há muitos, muitos milhares de anos pelos praticantes das Medicinas Orientais, desde os Egípcios à Medicina da Índia a Ayurveda, e a Medicina Tradicional Chinesa.

Para a saúde dos dentes e gengivas

Há quem não dê muita importância à saúde bucal, espero que esse post lhe chame a atenção para isto. Cuide mais de sua boca, língua, dentes e gengivas! E todo profissional de saúde deveria saber que a saúde começa pela boca. Na Ayurveda já era praticado há milhares de anos o uso do óleo de gergelim para evitar a gengivite, placas de tártaro nos dentes, mau hálito e outros.

Combate a Hipertensão Arterial

O óleo de gergelim é uma alternativa muito importante para cozinhar, pois além de ajudar a reduzir a pressão arterial é um dos poucos óleos que ao ser aquecido não gera resíduos tóxicos. Seu uso é comum na culinária asiática como na China e Japão.

Alivia dores de artrites e reumatismos

Óleo de gergelim é um santo remédio para dores crônicas, em especial para artrite, reumatismo, dores lombares, ciáticas e nos joelhos. Automassagens com o óleo levemente aquecido traz alívio para as articulações doloridas.

Saúde Mental

Este óleo é eficaz contra a depressão e sintomas associados como cansaço extremo, taquicardia, fadiga, ansiedade, irritabilidade, estresse, perda de memória, insônia e o esgotamento energético físico e mental. Portanto o óleo de gergelim serve como uma ótima opção de complemento nutricional natural, fácil de adquirir e de usar ajudando você a conseguir uma alimentação mais rica em nutrientes para manter a saúde. E o melhor: sem medicamentos químicos e seus efeitos colaterais silenciosos, e com mais conhecimento e sabor a cada dia.

Fortalecimento físico geral

De acordo com as medicinas tradicionais Hindu e Chinesa as sementes de gergelim atuam tonificando o corpo integralmente, fortalecendo a energia vital, desde os ossos, fígado, cérebro e unhas até reduzindo a queda de cabelos. Além disso, melhora a circulação em todos os vasos sanguíneos, aumenta os glóbulos vermelhos e a oxigenação do sangue. É possível também moer as sementes de gergelim e obter uma farinha que pode ser acrescentada em shakes, sucos, salada de frutas. O consumo diário de uma colher dessa farinha é suficiente para prevenir queda de cabelos e fortalecer unhas.

Efeito hipoglicemiante

É indicado para diabéticos, pelo seu efeito hipoglicemiante, além de melhorar a sensibilidade à insulina em diabéticos tipo 2.

Antioxidante e combate o envelhecimento precoce

Poder protetor celular, pois tem antioxidantes e é rico em vitamina E, essencial para reduzir o envelhecimento celular acelerado.

Melhora o funcionamento do trato gastrointestinal, rins e fígado

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa ele tonifica rins e fígado fortalecendo a energia Yin. Nutre o sangue, os tendões, regula o peristaltismo intestinal ajudando na digestão, evitando prisão de ventre e hemorroidas, pois lubrifica e umedece os intestinos e elimina ar do organismo.

Para problemas de pele

Tem efeito hidratante, curativo e nutritivo sendo indicado em alergias, feridas, pele muito ressecada, rachaduras, entorses, úlceras e queimaduras.

E então, admirados com os incontáveis benefícios do gergelim? Uma forma deliciosa de adotar as sementes e o óleo na sua cozinha é em saladas, molhos e fazendo a pasta tahine para pães e canapés.

Faça sua experiência e compartilhe conosco como se sente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *