Conheça as substâncias que estimulam a produção de serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, os neurotransmissores da alegria e tranquilidade.
Os alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental.
Se alimentar é um princípio fisiológico, entretanto está intimamente relacionado com questões culturais, psicológicas (memória afetiva), econômicas, religiosas e com a relação de prazer. Possuem ação sobre nosso humor, memória, fornecem nutrientes e energia para atividades do dia a dia.
Os alimentos contêm substâncias que atuam estimulando neurotransmissores, responsáveis por conduzir a transmissão nervosa de um neurônio ao outro, entre eles destacam-se a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.
A serotonina é responsável pela sensação de bem estar, otimismo, prazer. Regula o sono, o humor e a capacidade de aprendizagem. Indivíduos com depressão apresentam, geralmente, baixos níveis deste neurotransmissor.
Baixos níveis de serotonina estão relacionados à maior vontade de comer doces e carboidratos.
Então, já salve no seu favoritos esse texto, pois, listamos a seguir, os nutrientes que interferem na produção de serotonina e que portanto, melhoram o humor:
Triprofano: aminoácido precursor da serotonina. A quantidade de carboidrato da dieta também é importante para a conversão do triptofano em serotonina no cérebro, com maior quantidade de carboidratos melhor é a disponibilidade de triptofano para área cerebral. Assim, suas principais fontes são leite, banana, aveia e chocolate.
Ácido Fólico: principais fontes são folhas de cor verde escuro, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã, soja e abacate.
Já para a Vitamina B6: as principais fontes são banana, arroz integral, feijão, batata, salmão, lentilha, aveia, abacate, nozes.
Magnésio: naturalmente encontrado em alimentos como por exemplo: banana, arroz integral, batata, salmão, lentilha, aveia, abacate, nozes.
Alimentos antioxidantes que reduzem os efeitos do estresse diário e previnem danos nas células nervosas:
Oleaginosas: castanha do pará, amêndoas e nozes, que são também excelente fonte de vitamina E e selênio.
Ômega 3: presente nos peixes como salmão, atum, arenque, sardinha, e na farinha de linhaça dourada.
Vitamina C: laranja, tangerina, morango, melancia, limão, acerola, caju, goiaba, folhas verde escuras e tomate.
Por Cristiane Perroni
Cada vez mais a ciencia vem provando que a composicao dos alimentos que voce come pode afetar o funcionamento do seu cerebro modificando seu humor , incluindo o estado de alerta e ate a percepcao a dor.
Sim é verdade Meron! Graças as pesquisas que avançam e mostram que muitos distúrbios do humor como ansiedade e depressão quando são provindos em parte por uma deficiência orgânica, podem ser bem corrigidos com a ajuda da alimentação e mudança de comportamentos. Viva!!! Obrigada pelo comentário! Volte sempre! 🙂